Artigo

Em que situação o SOA é útil ?

by admin | on set 27, 2011 | No Comments

O SOA permite que empresas façam mudanças mais rapidamente quando necessário, economizando tempo e dinheiro. Através do alinhamento entre necessidades de negócio e a capacidade da TI de atender a essas necessidades, SOA ajuda a tornar a organização mais ágil através de reusabilidade, diminuindo o custo de desenvolvimento, integração e manutenção.As grandes corporações de hoje querem flexibilidade, agilidade, redução de custos, melhora na eficiência das pessoas e dos processos, e responder rapidamente a mudanças. Desafios e oportunidades surgem a cada dia e as empresas devem ser ágeis para redefinir e adaptar seu modelo de negócios, processos e estruturas organizacionais. Porém, existe o problema da lacuna entre negócio e a TI. A unificação de uma organização através do alinhamento entre TI com negócio traz uma maior flexibilidade, aumento na agilidade e produtividade. A TI passa a entender profundamente as prioridades de negócios e as informações fornecidas pelos sistemas acabam sendo mais precisas e no prazo adequado. SOA possibilita que isto seja feito de forma a atender as necessidades da organização como um todo. Além disso, estas empresas dependem de sistemas e aplicativos para funcionar e este ambiente computacional está se tornando cada vez mais heterogêneo e complexo. Construir, executar e gerenciar aplicações em um ambiente deste tipo é uma tarefa difícil. SOA permite que empresas façam mudanças mais rapidamente quando necessário, economizando tempo e dinheiro. Através do alinhamento entre necessidades de negócio e a capacidade da TI de atender a essas necessidades, SOA ajuda a tornar a organização mais ágil através da aplicação de reusabilidade, diminuindo o custo de desenvolvimento, integração e manutenção.

O reuso de aplicações pode ser feito através da combinação de vários serviços expostos pelas aplicações existentes. Os desenvolvedores não precisam criar aplicações totalmente novas, reduzindo o tempo do processo de desenvolvimento. E como SOA é baseado em padrões, os desenvolvedores não precisam gastar tempo aprendendo as várias novas tecnologias que surgem a cada dia. Isto significa redução nos custos da empresa ao deixar de comprar novas aplicações e na contratação de desenvolvedores com algum conhecimento novo ou específico.

Assim, SOA é uma estratégia que inclui aspectos técnicos e organizacionais. No mundo da computação distribuída, processos de negócios são distribuídos e é necessário que haja interoperabilidade entre diferentes sistemas.

Categories: Artigos, Principal

Comments are closed.